domingo, 6 de agosto de 2017

Vinícolas dos Vales dos Vinhedos: Vinícola Larentis e Caminhos de Pedra

Oi!
Último post sobre a Serra Gaúcha, já contei sobre a região no Relembrando a Toscana, sobre a Chandon do Brasil, a Cave de Pedra e a Casa Valduga e agora, por fim, a Vinícola Larentis. Essa foi a última vinícola que visitamos, e aproveitamos para esticar o passeio até o Caminhos de Pedra, outro ponto turístico de Bento Gonçalves.

Vinícola Larentis

Assim como muitas famílias, a história dos Larentis iniciou no século XIX com os seus imigrantes italianos e foram uma das primeiras a cultivar uvas nobres para fabricação de vinhos. Inicialmente focaram em consumo próprio, e apenas em 2001 foi inaugurada a tão sonhada vinícola, que é comandada pela família e se diferencia das grandes ao redor pelo seu tamanho e acolhimento.
Na visita já entramos direto onde ficam os tonéis de aço inoxidável, e logo atrás o vinhedo, que recebem todos os cuidados e processos manualmente. A degustação é gratuita, no balcão, só chegar e começar a conversar com a família, que nos recepcionou alegremente. Eles ainda fazem duas atividades diferentes: o piquenique embaixo dos vinhedos, que custa R$70,00/pessoa aos sábados e domingos; e a colheita noturna que ocorre em fevereiro e custa R$220,00 com outros itens inclusos no pacote. Mais informações aqui.

Entrada da vinícola



1. Espaço com tonéis de aço | 2. Degustação

Porta para os vinhedos

Dos seus produtos, destacamos o Pinotage, um vinho bem leve com aroma de frutas silvestres e o Tannat, que tem uma produção limitada a 2600 garrafas, de uma safra especial. Além destes, apresentam seus gran reserva Merlot Sta. Lúcia e Mérito, seu vinho ícone; os vinhos de cepa selecionada Teroldego, Ancellotta e Marselan; além dos espumantes Brut e Moscatel.

1. Pinotage | 2. Tannat

Caminhos de Pedra

Um passeio super interessante e pouco conhecido, talvez ofuscado pelo Vale dos Vinhedos, é o Caminhos de Pedra, que fica em Bento Gonçalves, que conta um pouco da história da imigração italiana no Rio Grande do Sul na estrada Linha Palmeiro, com casas originais de pedra e madeira que podem ser visitadas no trajeto de 28km.
Essas construções hoje são lojas, restaurantes, ateliers, vinícolas, entre outras. Infelizmente nós fomos no final da tarde, não conseguimos entrar em quase nada pelo horário e também descobrimos o destino poucos minutos antes de ir, então não sabíamos o que iríamos encontrar. Fica a dica pra voltar. Mas para quem está indo agora, a Revista Donna fala dos principais pontos e da história linda do lugar.

Casa de Pedra

Casa da Ovelha

Casa das Massas



Nossa única super dica do Caminhos de Pedra: a Casa de Cucas

Pessoal faz fila com senha para pegar a fornada de cucas saídas do forno.


É isso pessoal, acaba a viagem por aqui e esperamos ter uma segunda opinião, melhor ainda, lá por janeiro/fevereiro, na época da Vindima!

Um beijo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hey! Obrigada por seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...