quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Toscanada - quinto dia: Chiantigiana

Gente, chegou no final da nossa aventura e a Toscanada deixa saudades, viu? Qualquer que seja seu roteiro por essa região tenho certeza que vai se apaixonar, e cada cidadezinha pequetita no meio do caminho vai te impressionar, então recomendo colocar seus pézinhos por lá, seja seguindo algum guia ou sua própria intuição, é aquele tipo de coisa que não tem erro, sabe?

Pra ter um final feliz, fizemos a Chiantigiana inteira: a estrada rural que aparece nas fotos famosas da Toscana ligando Siena e Firenze, cheia de ciprestes e muitas curvas. A melhor opção para passear por ela é com certeza de carro, porque você não vai querer estar a mais de 40 km/h e vai querer parar em vários lugares para respirar essa energia que só tem lá.
Ela se chama carinhosamente Chiantigiana por estar na colina di Chianti, e se você reconheceu esse nome já adianto que é a região de um dos vinhos mais reconhecidos e deliciosos da Itália. Todas as cidades que fazem parte desse circuito tem alguma coisa focada no produto e são sempre rodeadas de vinhedos (que podem ser visitados!). Visitamos quase todas: Castellina, Radda, Greve e Panzano , todas são encantadoras, pequenas e te fazem sentir em casa mesmo sendo mini-turísticas. Bora ver do que eu estou falando??


Silhueta de uma Oliveira



Acordamos com essa vista linda em Castellina, um nascer do sol daqueles de te tirar cedo da cama (no nosso caso, do banco do carro) e correr aproveitar o dia lindo. Logo em seguida fomos para Radda in Chianti, tomamos cafézinho mas as lojinhas ainda estavam fechadas ou abrindo (até nos negaram degustação haha) o que foi até bom, porque assim seguimos viagem e paramos num vinhedo no caminho para a próxima vila. 







O Gallo Nero é a marca registrada do vinho e eles fazem questão de colocá-lo em vários pontos, quase uma demarcação de território.

Nosso terceiro destino foi Greve in Chianti, a principal das cidades da região. Nossa primeira impressão é que não tinha por ali, as placas de indicação pro centro histórico foram meio confusas e foi por bem pouco que não fomos embora sem ver nada. Mesmo na praça central não encontramos nada muito interessante, sinceramente, acho que por termos lido que era a mais importante esperávamos mais... A coisa ficou meio chata quando levamos uma bronca por sentar numa escadaria lateral de igreja.
Mas passamos na frente de um lugar muito legal: Macelaria Falorni, é um açougue super diferente, com uns salames e queijos divinos e uma decoração bem singular. Foi passeando por ali que lembrei de ter lido algo sobre uma Enoteca Falorni e fomos lá depois... É uma gigante com mais de mil exemplares de vinhos selecionados e 100 tipos separados para degustação, com um ambiente incrível e foi o único lugar que não nos fez sentir uns metidos a ricos (sendo ignorados) passeando entre os vinhos e querendo saber a respeito. Super recomendo! Não sei o que mais tem pra fazer em Greve, mas só a visita nas lojas dessa família já valem a pena!


Macelaria:


Entrada





Máquina de degustação



Salame de javali: aprovado!


Enoteca - site da empresa aqui (em italiano):














  

Já no fim do dia passamos em Panzano, onde encontramos muitos outros açougues divertidos e uma casinha perdida no nada com flores e uma vista de tirar o fôlego, ô vidinha mais ou menos, viu? E aí partimos para Siena, devolver nosso super carro e esperar o Mega Bus para voltar pra casa! (Nessa hora minha câmera já tinha morrido, e as fotos são com o celular, mas ta valendo, né? Para aumentar, basta clicar)










É isso! O que achou da nossa viagem? Conta aqui pra mim!
Para complementar, fizemos dois vídeos, um mostrando a enoteca e o outro dos caminhos todos, querem ver? Acessa essa parte aqui do blog!

Beijos!

---
 PS: Minhas fotos são tiradas de uma Nikon P510 e algumas com o Moto X câmera de 10Mp, e a grande maioria não possui filtro nenhum. Sou fã de fotografia e gosto de ver os resultados como eles saem da máquina, aproveitando o máximo que ela pode me oferecer! 
PS 2: Agora divido, além dos meus dias, também minha máquina com o Oliver, que tira fotos incríveis e eu não posso deixar a parceria de fora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hey! Obrigada por seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...