segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Intercâmbio x Namoro

Vamos lá para um post um tantinho difícil de escrever... Isso porque essa experiência muda de pessoa para pessoa, depende muito do tipo de relações que você mantem, e outras mil pessoalidades (essa palavra existe?) mas quis deixar minha experiência de qualquer forma, pois fez parte do meu intercâmbio e mexeu muito com os sentimentos, e quem sabe possa ajudar a clarear a mente de alguém (:



O antes
Quando eu me inscrevi pro CsF tinha conhecido meu ex-namorado há 3 meses, e por mais que fossem feitos planos pro futuro, tudo é muito incerto, né? E também pensei sobre isso racionalmente durante todo o processo.
Mas chega uma hora, aquela hora perto do embarque, que você deixa toda a parte racional de lado e coloca todo o sentimental na frente de tudo. Será que eu vou perde-lo? Será que ele vai me esperar? Será que não vai aparecer alguém na vida dele enquanto eu estiver fora? 
Quando eu viajei já tínhamos mais de um ano de namoro, os sentimentos pareciam grandes... Eu sabia que ele me apoiava (e não poderia ser diferente, porque não existia hipótese de eu abandonar meu sonho) Mas quanto mais chegava perto da viagem mais eu sentia ele distante, e ouvi frases dele que me fizeram não acreditar na gente tão fortemente quanto antes. Não dava pra voltar atrás na minha decisão, mas não vou negar que chorei muito nos últimos dias no Brasil por causa disso. 
Embarquei namorando, chorando de saudades prematuras e de medo. A partir do momento que vi ele de longe pela última vez, logo vieram mais perguntas: Será que seria a última vez que vi ele? Será que seria a última vez que veria ele como meu namorado? Será que foi nosso último beijo? É horrível e ninguém deveria passar por isso. Acho que foi a única vez na vida que senti inveja do meu casal de amigos que está indo fazer o intercâmbio juntos...
É ruim pra quem fica! Imagine-se fazendo sua rotina do dia-a-dia, a mesma que dias atrás tinha um amor do seu lado, e agora não tem ninguém. Imagine-se com amigos perguntando "como vai ser agora?" E te convidando pra sair e curtir, afinal você tá "solteiro" né? Imagine-se não conseguindo imaginar o lugar que seu par está e com quem está. Será que a pessoa vai voltar a mesma? Será que vai encontrar alguém lá pra por no meu lugar? Será que vai me trair?
É ruim pra quem vai! Imagine-se sendo "culpado" por essa separação, porque se qualquer coisa desandar e acabar, a culpa é sua por ter ido embora! Imagine-se pensando que seu par está perto de todos os velhos romances e livre pra qualquer futuro que apareça. Imagine-se lembrando dos amigos que tem a língua afiada e levam seu par pra outros caminhos. Será que a pessoa vai me esperar? Será que a pessoa vai encontrar alguém pra suprir minha ausência? Será que vai me trair? Será que vai me esquecer?
O ruim do antes é que são todas dúvidas que eu acho que não serão respondidas nunca, só vai saber se o seu namoro vai ter uma nova chance de recomeço quando aterrissar em terras brasileiras novamente, e até aí, aguenta coração. Mas uma coisa é certa: se o seu par achar que o romance acabou, que a química não existe mais e ele se interessa por um outro alguém, não é a distância ou o controle que vai impedir que algo aconteça, se existe amor e se for pra ser mesmo passando por dificuldades, vai ser!
Aqui tem uma entrevista da Julia falando que deu certo a experiência à distância! O que ela fala  a respeito do casal querer estar junto acima de tudo é o que faz a diferença, com certeza!


O durante
Menos de dois meses que eu estava no meu intercâmbio meu namoro acabou, e não foi nada legal. Além da dor que ele me proporcionou pelo motivo e a forma do término, ainda tem todo aquele peso pessoal das coisas que eu fiz e acreditei até então. Não é fácil perder alguém que é importante pra você e que você julga ser recíproco (mesmo que não seja) à distância e sozinha, pois por mais que você faça amizades aqui, é muito pouco tempo pra serem aquela base que você precisa nessas e outras horas mais complicadas.
A viagem não foi o motivo do meu término (e portanto não se encaixa mais nesse post) mas se for para você que está lendo, pense muito a respeito dessa atitude: um amor pra vida toda jamais "largaria" o outro na mão! Alguém que não apoia essa decisão, essa oportunidade de crescimento profissional e pessoal estará ao seu lado no futuro? A distância temporária foi o único motivo pro término? Pense bem, pois você volta pra casa, essa pessoa provavelmente estará no mesmo lugar, às vezes no mesmo círculo de amizade que o seu e a partir do momento que você está lá e tudo volta a ser cômodo, o seu antigo amor pode querer reatar, e só cabe a você essa decisão.
Mas eu tenho muuuitos casais de amigos que encontrei no intercâmbio: alguns que estão juntos na mesma cidade, outros que estão fazendo o intercâmbio no mesmo período mas em cidades/países diferentes e os que deixaram seus amores no Brasil. Te garanto: Se for amor, vai dar certo! Se for de verdade, o par vai querer fazer parte disso tudo com você, mesmo que seja por meio do skype! Vai querer conhecer seus novos amigos, sua nova casa, saber o que você comprou e conheceu, quais são suas dificuldades, vai rir das coisas boas e ficar extasiado com suas conquistas e te apoiar nos momentos difíceis mostrando um outro lado da coisa que você não está conseguindo enxergar no momento. Isso é namoro de verdade! É uma prova de amor, lealdade, companheirismo pra vida toda.
Mas independente de qual seja o futuro do seu relacionamento, aproveite muito o intercâmbio! Viaje sempre que possível, porque eu te digo: o mundo é lindo e está te esperando; conheça novas pessoas, faça novos amigos, fale a língua da região, cante, dance, saia pra conhecer todos os museus, bares, restaurantes, praças, shows (...) o que você puder! Se você tiver seu namorado(a) compartilhe tudo com ele(a), eu tinha o costume de fazer vídeos e mandar, me parece uma boa ideia pra deixar a pessoa mais pertinho de você. Se você tiver terminado, vai conseguir sair da "fossa" rapidinho, tirar aqueles pensamentos ruins da cabeça, se divertir e não acabar com sua viagem por alguém que não está nem aí (se tivesse, não fazia o que fez, certo?) e... o amor pode bater à sua porta novamente se você deixar.
*Foi o que aconteceu comigo, e foi a melhor coisa que poderia ter me acontecido, além de namorado ganhei um amigo, um ombro pra rir (muito) e pra chorar, um confidente, um companheiro de viagens, de bicicleta e de câmera! Já falei em outros posts, Torino é mesmo mágica e me deu o Oliver, serei eternamente grata!


O depois
Bom, pra mim o namoro a distância começa agora, hahaha. Mas falando do tema do post, se o seu namoro durou os 2, 6 ou 12 meses e você está voltando, se joga! Se ele não durou, eu acredito que você teve muitas oportunidades para se distrair e deixar a cabeça no lugar, agora veja quais são seus objetivos, seus desejos, se aquela pessoa ou outra está nos seus planos ou se não quer saber de ninguém por enquanto. Meu conselho é: não haja sob pressão, não faça nada que não queira por causa de circunstâncias ou qualquer outra coisa, sua vida é nova!
Acho meio óbvio essa parte, porque você está de volta no ninho, pros amigos, pra faculdade/escola, emprego... Está de volta à sua zona de conforto, as coisas são mais simples, sejam elas quais forem, meu conselho é só seguir seu coração e não pensar no que outros pensarão e claro, sempre busque sua felicidade!


Se tem uma certeza nessa vida é que no amor não se tem certezas! São duas pessoas bobas cegas pelo que sentem e dispostas a fazer dar certo. Se vai certo? Aí já é outra história...

Espero que essas palavras ajudem a reforçar o sentimento do amor de casais que estão se separando e querem muito ficar juntos, ou consolar aqueles que o destino quis mostrar outros caminhos.
Alguma pergunta? Deixa aqui embaixo!

Beijos!

--
Essas fotos fazem parte de um acervo fotográfico que eu tenho no computador, mas não tenho as fontes!! Se alguém souber e quiser deixar aí, eu (e o autor da foto) ficaríamos muito felizes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hey! Obrigada por seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...