segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Eurotrip 1/4 - München

Eu e dois amigos (beijos Ka e Luiz) fizemos uma Eurotrip no final de 2014 e comecinho de 2015. Foram 4 cidades, 21 dias, umas 3 noites sem teto e com frio, muitas aventuras, falta de dinheiro, muita neve, muita música e muita história. Nossa primeira parada foi na terra da Oktoberfest, Munique da Baviera! Depois seguimos para Praga, Berlin e terminamos em Budapeste (My maps da viagem)

Munique é a cidade mais rica da Alemanha e tem uma das melhores qualidades de vida do mundo, possui sedes de algumas grandes globais (Siemens, BMW...) e claro, tem a fama da melhor cerveja! É uma mistura de arte/arquitetura, cultura, festa e comida, sempre associada à Oktober, Ludwig e as famosas wurstel brancas, uma cidade grande que ainda vivencia suas tradições.

Saímos de Torino dia 19/12/2014, bem mais cedo que o planejado pois encontramos um bla bla car até Munique muito mais barato que a passagem de avião dois dias depois. Como a questão financeira fala mais alto, lá fomos nós. A coisa já ficou engraçada nas primeiras horas, porque fomos de trailer (coisa que não sabíamos até chegar no ponto de encontro) com um hippie, Diego, e mais duas pessoas italianas, todos muito simpáticos e falantes. Paramos na Suíça pra tomar café (feito no trailer), comer chocolate suíço e ver a neve das montanhas, depois  na Áustria para deixar a italiana e na primeira cidade da Alemanha para comer butterbretzel e umas 12h depois, chegamos em Munique. Vamos agradecer eternamente o outro italiano, Andrea, que nos deixou quase na porta do hostel porque não tínhamos internet e nem ideia pra onde ir e era noite e estava chovendo. Mas no fim foi tudo bem e certo!

Italiana, Diego (motorista), Karen, Andrea, Luiz e eu
Clique nas imagens para aumentá-las

Como fiquei 7 dias em Munique, fizemos as visitas bem tranquilamente, sem pressa, passamos várias vezes pelos mesmos lugares... Mas, falando do que importa, o que ver na cidade? Fomos no inverno para passar o Natal e passear pelas feirinhas típicas e pegamos neve, o que deixou tudo muito mágico e lindo, mas em qualquer época do ano vale a visita!

Neuhauser Strasse
Rua exclusiva para pedestres, começa na Karlsplataz, praça com chafarizes e o portão da cidade. O calçadão tem várias lojas, restaurantes e barraquinhas de rua com lanches, flores, frutas e verduras.

Como estávamos na época do Natal, todo o calçadão estava com barraquinhas de feiras natalinas

Marienplatz
É a praça principal em que fica o prédio da prefeitura, o Neues Rathaus, que é um espetáculo a parte com sua arquitetura gótica decorada com estátuas dos reis da Bavária e o relógio da Glockenspiel (que faz uma apresentação de bonequinhos dançantes e 48 sinos, representando cenas importantes da história da cidade, pontualmente às 11h, 12h e 17h, e eu particularmente achei bem macabro). Nela também se encontram a Altes Rathaus, prédio antigo da prefeitura reconstruído, a Peterskirche, Igreja de São Pedro é a mais antiga da cidade data 1158 e a vista mais bonita da cidade é da sua torre.

1. Estátuas dentro do pátia da Neues Rathaus; 2. Neus Rathaus vista da Igreja Peterskirche; 3. Luiz, Karen e eu; 4. Detalhe da Glockenpiel

Vista da cidade
Viktualienmarkt
A praça/feirinha fica atrás da Igreja, é cheia de comidas típicas, flores, frutas e verduras e do outro lado da rua tem alguns açougues que te deixam experimentar as salsichas e queijos, hmm. Ainda na praça tem um biergarten (jardim da cerveja) com mesas públicas para, fazendo jus ao nome, tomar cerveja e ver o movimento.

Frauenkirche
A Catedral foi construída no século XV, é charmosa e tem um pé direito gigantesco. Falando em pé, também é conhecida por uma pegada logo na entrada, que reza a lenda ser do próprio diabo que foi conhecer a construção e tentou derruba-la, mas não conseguiu. Do ponto da pegada olhando na diração do altar, a perspectiva permite uma ilusão de ótica com os pilares e parece que a Igreja não possui nenhuma janela. A construção faz parte da skyline da cidade, facilmente localizada pelas torres gêmeas com abóbadas verdes nas pontas.

Odeonsplatz
É uma praça com importância histórica, nela está o Feldherrnhalle, construção imponente de 3 arcos em homenagem ao rei Luis I, e mais tarde o lugar preferido de Hitler para seus pronunciamentos (e também onde o mesmo foi preso em 1923), a Igreja amarela por fora e quase totalmente branca por dentro, Theatinerkirshe, e próximo a ela está o Residenz, o palácio da dinastia bavária até 1918 que hoje é um museu.

Feldherrnhalle

Interior da Theatinerkirsche

Nymphenburg
É um palácio construído em 1664, um pouco retirado da cidade, de arquitetura belíssima e um museu com grande acervo de pinturas e louças imperiais, uma coleção de carruagens e jardins gigantescos. Foi construído pelo eleitor Ferdinand Maria (eleitores eram os homens capazes de eleger o rei) para comemorar o nascimento do seu filho, e a cada nova regência o palácio foi sendo ampliado, tornando-se um gigante.

Deutsches Museum
É um dos melhores museus da Europa, conta a história do desenvolvimento da ciência e tecnologia desde os primórdios, e faz jus ao nome com exposições de navios, aviões, viagens espaciais, acervos gigantes e interessantíssimos para todas as idades, já que muitos setores são interativos, existem alguns cenários históricos e é fácil perder a hora lá dentro.

Hofbräuhaus
Ao todo são 6 grandes cervejarias na cidade com os chamados beer halls: Augustiner, Hacker-Pschorr, Hofbräu, Löwenbräu, Paulaner e Spaten-Franzi. A mais famosa do mundo, Hofbräu, fundada no século XVI e frequentada não somente pelos turistas, como pelos moradores locais. Ela é bem grande, possui dois salões e um biergarten. Você deve pagar o garçom na hora e fique atento que após as 18h só são servidos os canecos de 1l. O lugar também foi bastante frequentado por Hitler, onde aconteciam suas reuniões, e foi bombardeado na II Guerra.

Englischer Garten
O parque é maior que Central Park, NY, e ainda tem biergartens! Em épocas quentes, é o point da cidade, uma ótima opção para passeios e descanso.

1. Prática de surfing no frio e no rio, sim! 2. Lago com patos

Olympiapark
Construído para as olimpíadas de 1972 mas é utilizado até hoje para eventos diversos. Tem uma torre panorâmica, a Olympiaturm, com 291m, um museu do rock e restaurante giratório.

Mais fotos do parque no próximo Post: Minha primeira neve!

Museu da BMW
Atração imperdível pra quem gosta de carros, o museu existe desde 1973 e oferece uma visão completa da sua história em ordem cronológica. Ao lado do museu e chamando atenção pela sua arquitetura fica o BMW Welt, que pode ser visitado gratuitamente e mostra os modelos recentes. A entrada do museu é 9€.

Theresienwiese
É o palco da grande festa da cerveja. Leva o nome de Therese, esposa de Luis I por ser o local onde se celebrou o casamento (e daí a tradição da Oktober, festejar anualmente o casamento dos reis da Bavária). Mesmo fora de época o local é bastante visitado por turistas e utilizado por moradores para a prática de esportes.

Allianz-Arena
Estádio do FC Bayern de München. Inaugurada em 2005, comporta quase 70 mil pessoas (destas, 66 mil sentadas), foi palco da Copa do Mundo em 2006. É distante do centro, mas facilmente acessado pelo metrô. Existe um tour guiado de 10€, mas quem não é tão fã de futebol, dá pra se contentar com a vista do gramado e das arquibancadas do acesso gratuito.

Arredores
Campo de concentração de Dachau, Castelo Neuschwanstein (clique aqui) e Garmish Partenkirchen.

Dicas
- A cidade é bem cara, mantenha-se controlado porque o dinheiro vai fácil, principalmente em comida;
- Se precisar de wifi, use a da Apple, disponível gratuitamente em qualquer horário;
- Coma o joelho de porco da Vinzenzmurr, tem promoção de 2 por 6€ e é uma delícia;
- O alemão é difícil mesmo, fale em inglês, a maioria sabe bem e não se incomodam;
- Visitem a loja da Milka;
- Prestem atenção nas estações de metrô;
- A mais importante de todas: coma Butterbretzel!!!

Estação Westfriedhof

Estação Candidplatz

Estação Marienplatz

Butterbretzel e café = amor!

Como tem muuuuita foto e esse post ficaria gigantesco, tive que dividi-lo em mais dois: Minha primeira neve e Dachau.

---
 PS: Minhas fotos são tiradas de uma Nikon P510, uma Canon 1200D e algumas com o Moto X câmera de 10Mp, e a grande maioria não possui filtro nenhum (só em algumas poucas que eu apareço e tento mexer na saturação, mas só). Sou fã de fotografia e gosto de ver os resultados como eles saem da máquina, aproveitando o máximo que ela pode me oferecer!