segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Sacra di San Michele

Essa viagem foi incrível e a história dela seria estressante, se não fosse hilária:

Foi numa postagem aleatória de alguma página do Facebook que eu vi um castelo medieval em ruínas e como dei muita sorte da Karen morar comigo, decidimos visitá-lo. É numa cidade vizinha de Torino - chega em 30 de trem - chamada Avigliana que resolvemos nos aventurar... de bike! São cerca de 30km colocados na ponta do lápis pra chegar em umas 3 ou 4 horas, combinamos de irmos em 5 pessoas, mas no fim (1) foram só dois de bicicleta, um desistiu e eu e a gabi fomos de trem porque tínhamos aula/trabalho e não deu pra sair no horário combinado /:
Mas enfim, chegamos no nosso destino por volta de 20h e quem disse que encontramos hostel??? (2) A cidade minuscula tava tendo uma feira "di gusto" e os 2 hostels estavam lotados. Paramos numa pizzaria e o dono foi super simpático (beijos pra quem achava que todos do norte são secos e ignorantes), ligou pros hotéis pra saber se algum estava com check-in aberto -porque fechavam às 21h- e ainda deu as pizzas e pães (?) que sobraram pra gente, obrigada boa alma! Seguimos pro hotel e outra surpresa: 30€ pra passar a noite. (3) Gente, oi??? Eu só tinha levado 30€ pensando em encontrar uma emergência, então ou eu dormia lá, ou eu comia no dia seguinte e voltava pra Torino.
A Ka e o Luiz resolveram entregar o rim deles porque estavam cansados, e eu e a Gabi fomos pro lago da cidade, que nos disseram que tinha noitada e barzinhos, perfeito e problema resolvido. Só que não. (4) A tal da noitada era até a 1h da manhã, ficamos o máximo que pudemos lá, até o que garçom trocou a roupa e estava tipo, na porta já. Pra onde ir? Pra igreja, claro. Sim, dormimos na igreja, morrendo de frio, mas era a solução...
Antes de amanhecer eu e minha companheira de noitada fomos encontrar os outros no hotel e ir para a cidade de Sant' Ambrogio visitar a Sacra di San Michele. Mas (5) eu e a Gabi estávamos sem bicicletas, então fomos sentadinhas no quadro das bikes, no maior conforto da vida. Até que chegamos no começo da trilha. (6) Uma trilha impossível de subir de a pé, quem dirá de bicicleta, fomos empurrando a bike e terminamos quase empurrando um ao outro.
Chegamos ao nosso destino, deslumbrados porque ela é maravilhosamente velha e gigantesca umas 10h da manhã... (7) e a próxima entrada seria só às 14h. Não tinha restaurante, não tinha onde ficar. Já falei que tava friozinho também? Mas comemos uns sanduíches e dormimos (eu dormi, pelo menos) num banco da praça, pensando nelaa-aa-a, e subimos na igreja, tiramos nossas fotos meio correndo e precisamos voltar. De bike, sentada no quadro, claro. (8) Sem freio. Ai mãe, espero que você não leia isso, mas eu desci cerca de 1000 metros de altitude sentada no quadro de uma bicicleta sem freios. Como já dizia o Ricky, viva la vida loca, né?
Voltamos pra Avigliana, vimos o lago, o castelo em ruínas, o borgo medieval, mas só passamos mesmo por já estar ficando tarde e o cansaço batendo, mas foi indescritivelmente fantástico. Aí me pergunto como pode ter tido 8 problemas em menos de 48 horas e ter sido tão bom? Tanto que o Luiz e a Ka voltaram lá outras vezes, de outros meios, e está na minha listinha com certeza... Ainda bem que existe algum período na vida que a gente pode fazer isso :3

 
 
Saída de Avigliana rumo à Sacra di San Michele


 
San Ambrogio

 
 
Bonito: sim ou com certeza?

 
 
Nossa vista da chegada

 
 
 
 
 
Obrigada seus loucos, por toparem minhas insanidades (:



Vista do lago, já de volta em Avigliana. San Michele é a construção em cima do morro.

 
 
Avigliana: 1 e 2) Igreja medieval fechada 3) Castelo medieval em ruínas 4) Casinhas

 
Borgo Medieval

A Sacra di San Michele (de 987) é dedicada ao arcanjo Miguel e foi definida como "o nível mais alto da santidade" pelo poeta Clemente Rebora. Impactante com sua fachada de 41m sob os nada menos que 1000 metros do Monte Pirchiriano, no século XII misturando as curvas e linhas entre os tons da pedra de sua construção, quase querendo alcançar o céu e contrastar com todo seu azul.
Foi um mosteiro beneditino muito poderoso, posteriormente foi o lar de comunidades da França e da Espanha e depois de muitos saques, foi abandonado em 1662 e permaneceu assim por 2 séculos! Foi somente na época de Carlo Alberto de Savoia que o local teve uma nova oportunidade, em 1886. Desde então se destacou, recebeu visita do Papa e tem atividades religiosas rosminianas: "prioridade de vida contemplativa como o catalisador que dá sentido e qualidade para qualquer atividade externa".
Como hoje é dia do arquiteto, eu te pergunto: tem como dizer que não existem maravilhas arquitetônicas? São obras como essa que permitem o ser humano adentrar outros níveis de existência, nesse caso, contemplar a majestade divina incrivelmente próxima. 
Veja aqui fotos maravilhosas de diversos angulações da Sacra.

Avigliana é uma cidadezinha de pouco mais de 10mil habitantes, com 23 km² e que carrega uma história medieval intensa e conhecida por seus dois grandes lagos. O castelo de Avigliana é um dos mais antigos da região de Piemonte, datando o século X (924) pelo marquês de Torino Arduin Glaber, e sua história não é muito agradável, passando por inúmeros saques durante séculos, até ser destruído em 1691 por tropas francesas. Sua localização o impediu de ser reconstruído e restaram apenas suas ruínas, nada conservadas, infelizmente. Mesmo assim é possível se encontrar em outra época andando pelas ruelas estreitas e com outras construções medievais (algumas reconstruídas) e o estilo de vida pacato.

---
 PS: Minhas fotos são tiradas de uma Nikon P510, uma Canon 1200D e algumas com o Moto X câmera de 10Mp, e a grande maioria não possui filtro nenhum (só em algumas poucas que eu apareço e tento mexer na saturação, mas só). Sou fã de fotografia e gosto de ver os resultados como eles saem da máquina, aproveitando o máximo que ela pode me oferecer!

Um comentário:

  1. Fui reler esse post hoje e como foi bom relembrar ! Já ta batendo nostalgia ! Ameeeei cada palavra <3

    ResponderExcluir

Hey! Obrigada por seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...