terça-feira, 21 de outubro de 2014

Lembra quando eu disse que era um piscar de olhos?

Já passou da hora de eu falar como está sendo minha vida aqui, inclusive academicamente. É quase como uma obrigação, tendo em vista que não estou apenas para viajar, mas também para estudar! E apesar de eu só ter postado sobre passeios, festas, aniversários e viagens, tenho aulas de italiano desde sempre e as da faculdade começaram há 3 semanas. 
E hoje, no segundo mêsversário do meu intercâmbio, eu conto tudo:

Aulas
Eu tinha aulas de italiano todos os dias por 4 horas até começarem as aulas da faculdade, depois passou a ser duas vezes por semana de 1h30min. Minha professora é super tranquila e querida, e mesmo que eu não seja a aluna mais exemplar e mais dedicada, adoro ela e a aula. E quanto mais tá passando o tempo, mais vejo a necessidade dessas aulas... A PoliTo nos oferta esse curso de italiano, até novembro (acho), portanto as aulas são no campus central, nosso material é uma apostila que imprimimos, mas muda de acordo com o nível: tem turma que tem acesso online, etc. Tem outro lado bom, que conhecemos os coleguinhas do CsF: enturmamos, saímos e convivemos bastante logo no começo.
Já na faculdade eu não posso ser só elogios... Nós devemos escolher quais matérias queremos dentre os "sub" cursos da arquitetura: sustentabilidade, construção da cidade, restauro, ecodesign, planificação territorial (urbanismo) e projetação das áreas verdes e paisagem, mas só podemos escolher a matéria de projeto do curso que nos inscrevemos (no meu caso, restauro). De cara já escolhemos as matérias pro ano todo, fechando no máximo 80 créditos (e isso é coisa pra caraaaamba). Eu escolhi uma carga horária bem pesada para esse semestre: projeto de restauração, analise e verificação da estrutura existente, história dos jardins e da paisagem e história e crítica do patrimônio territorial; para o próximo escolhi sociologia urbana, história da arquitetura e da cidade, workshop, teoria do restauro, teoria do projeto e me inscrevi no estágio, mas é bem difícil intercambistas conseguirem. É coisa né? Mas as matérias são muito legais *-* 
As aulas tem mais de 60 alunos, e são bem demoradas, não tem aquelas de 50 minutos que eu estava mais acostumada no Brasil. aqui a minha menor é de 1h30h e projeto chega a 5 horas (3x/semana), então é bem cansativo e puxado. No meu curso (leia-se restauro e não arquitetura) tem poucos CsF, na maioria das matérias eu fico sozinha e isso tem sido um grande problema pra conseguir formar grupos nos projetos: em duas matérias os professores não deram muita opção pras equipes me "aceitarem", a receptividade pra mim não tem sido muito boa. Além de que eu não falo italiano fluente e muitas vezes entendo "palavras" da aula, daí tem que correr atrás dos livros pra não ficar tão pra trás... Pra ajudar tudo, meu computador tá dando um milhão de problemas e to com medo dele me deixar na mão, porque preciso aprender novos programas que eles usam e não posso nem levá-lo pras aulas! Resumindo, nos primeiros dias eu estava muito animada, depois vieram uns problemas de inscrição nas matérias e esses últimos, fiquei mais desanimada, mas isso faz parte do intercâmbio: sair da zona de conforto e correr atrás mesmo, não adianta ficar em casa triste e faltar as aulas... É óbvio que nessas horas bate mais ainda aquela saudade de casa, dos amigos, até de conseguir falar pelos cotovelos, haha, mas tem que dar a cara a tapa e ser feliz! :D (Louisy, escute suas palavras) 
ps: não vejo a hora de começar a falar sobre meus projetos!!!

Dia a dia
Meu novo dia a dia está cada vez mais apaixonante! Quando eu cheguei e ainda não sabia me virar, nem sabia nada da cidade, eu estava mais de boa... Mas agora, cada descoberta me faz sentir mais em casa e dá menos vontade de voltar... Torino é grande, tem lugares lindos, tem uma vida agitada todos os dias na semana (e eu não falo só de festas: feiras, feirinhas, feirões, atividades nas praças, comércio, museus, exposições, saldões, degustações...), tem tudo que a gente precisa, inclusive comida brasileira para aqueles dias de nostalgia! Já sabemos onde encontrar cada tipo de comida, o que dá pros nossos bolsos, que cartões ter, onde é perigoso e onde é tranquilo de passear, temos a noção das distâncias, onde é caro e onde é barato...
Eu particularmente moro numa localização de ouro! San Salvario é vida! Tem tudo aqui perto: meu campus da faculdade (vou de a pé e demoro uns 5 minutos), cinemas, café, kebap, pizzarias, mercado barato, feirinhas, pontos de ônibus que vão pra todos os lugares, dois pontos de metrô, é o bairro dos barzinhos, é do lado do Parco Valentino (que também é sempre o ponto de encontro das excursões) e da estação de trem Porta Nuova, e pra ir pro centro é rapidinho. Amo minha nova cidade, amo sair pra ir "ali" e conhecer uma coisa deslumbrante sem querer, amo poder andar loucamente de bici, amo ter todo dia uma história nova pra contar, uma descoberta nova pra fazer, uma palavra nova pra falar...  <3

Casa
Minha experiência de moradia aqui tem sido ótima também: amo as meninas que dividem casa comigo (confesso que no começo deu uns probleminhas) mas acho que nos entendemos e moramos bem! Gosto de chegar em casa e contar como foi meu dia, mesmo que tenha sido ruim; de achar uma comida gostosa e dividir, de mostrar o que eu comprei e aonde, e obviamente adoro ouvir as histórias e aventuras delas! Dividir casa é muito aprendizado, muita paciência, mas acho que as muitas coisas boas passam por cima! 
Ka, Carol e Tara: mesmo eu sendo a mais azedinha, amo vcs <3
Aqui nós dividimos quarto de duas em duas, mas nossa casa é relativamente grande, menos quando chamamos a galera pros nossos esquentas ou festas de aniversário, aí falta espaço, mas só pra nós 4 ela é ótima. Na verdade só a cozinha podia ser um pouco maior, haha. Temos máquina de lavar roupa, aquecedor, água quente (não é boiler), internet, máquina de lavar a louça, fogão com coifa, já tinha louças, vassouras&co, colchão e luminárias, foi só chegar e se instalar! Não pagamos tão caro, e como eu já disse no outro tópico, a localização é ótima! Posso ficar aqui? 

2 meses!
Isso mesmo, hoje já fazem dois meses que eu estou aqui! Quando eu estava no Brasil eu disse que as pessoas iriam piscar e eu estaria voltando. E tá sendo bem assim, tem tanta coisa pra fazer, tanta coisa pra aprender, tanta coisa pra pensar que o dias estão passando e não estou nem vendo! 
Mas eu quero agradecer a todos por isso tudo: Aos amigos do Brasil que torceram por mim e à minha família que me apoiou, vocês estão presentes mesmo distantes (mas já era assim aí né? Agora só tem um oceaninho no meio do caminho), é sempre muito bom receber alguma mensagem dizendo que sentem saudades, perguntando como está aqui, que foram em algum lugar e lembraram de mim, vocês não tem noção de quanto isso renova a gente que está longe! Aos meus novos amigos daqui, que são de todos os lugares, e que faria o meu intercâmbio não tão bom quanto é, senão existissem. A gente vira a família do outro, o ombro amigo, a ajuda quando precisa, a companhia pra qualquer momento! Como falei pra Gabi nesse fim de semana, como vão ser nossas vidas quando voltarmos pra casa e não ter mais esse povo todo todos os dias com a gente? /: Vocês já são muito especiais e estão pra sempre no meu coração - e olha que tem muita coisa pra acontecer!
Então, pra terminar, só quero dizer que estou muito bem, muito feliz e muito realizada! Não, eu não quero voltar, apesar de não ter escolha. Eu sonhei tanto com meu intercâmbio e mesmo com as dificuldades ele tem superado e muito minhas expectativas. Eu tenho amadurecido um pouco a cada dia, e cada experiência que eu passo e/ou vejo alguém passar só faz eu me conhecer melhor, me superar e aprender. As pessoas dizem que quem viaja volta diferente e eu já digo que sim! Com certeza! Eu já não sou a mesma que estava no dia 20/08/14 naquele aeroporto cheia de medos e ansiedade, mas ao meu ver, estou muito melhor, a gente é praticamente obrigado a crescer, a ser mais humilde, mais altruísta, regular o dinheiro (!), nos virar sozinhos, vemos o mundo com outros olhos e consequentemente passamos a pensar mais na nossa vida, nosso mundinho particular, nossa cidade, nosso país, conseguimos enxergar muita coisa de outro ângulo, temos muito contato com gente de todo canto do mundo, cada um com sua cultura, peculiaridade, experiência, ponto de vista, opinião... Como isso tudo não acrescenta a vida? Impossível! E são só dois meses...  Eu desejo a todos que tenham essa vontade, oportunidades para realizar, pois nem com mil palavras dá pra descrever!

Minha Molinha

Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hey! Obrigada por seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...