terça-feira, 26 de agosto de 2014

As ruínas da Roma Antiga - Colosseo

Dizem que todos os caminhos nos levam à Roma. O ditado provém da sua época de maior glória, quando Roma era a maior cidade do mundo antigo, de onde saía toda a influência e para onde ia toda a riqueza e escravos. É impossível retratar algo dessa história incrível ou mesmo a energia deixada aqui em uma breve página do blog, mas ao se preparar para visitar esse lugar, relembre das suas aulas de história e se prepare: é de tirar o fôlego! Roma é para se conhecer andando pelas ruas, deixe o metrô pros passeios mais distantes, veja pelos olhos dos italianos, garanto que cada pedacinho dela vai te mostrar como é fascinante.

Hoje foi o dia de conhecer as ruínas! Saímos do hotel relativamente tarde para pegar o metrô (linha B - Colosseo) e minha preocupação era com a fila dos ingressos, que pra minha surpresa estava minúscula mesmo dentro do Coliseu, e em 5 minutos estávamos dentro do símbolo máximo do Império Romano.
*O ingresso é válido para o Coliseu+Foro e Palatino e custa 12€ válidos por 2 dias consecutivos, caso a fila esteja grande no Coliseu, vá até o Foro, onde costuma ser bem menor e rápida*



--
Colosseo - Construído por ordem do imperador Vespasiano e inaugurado no primeiro século d.C., a arena recebeu lutas de gladiadores, execuções, confrontos de animais e outros meios de "entretenimento" que resultaram na morte de 9 mil animais e 2 mil homens. Sua arquitetura é dividida em 4 pavimentos, com arquibancadas de mármore (dividas em 3 partes, de acordo com a classe social). Com capacidade para 80 mil pessoas, foram projetadas 80 escadarias de saída, de forma que podia ser evacuado em 3 minutos! O edifício foi construído sobre o lago da casa de Nero e é assim chamado porque foi nesse local que encontraram uma estátua gigante (colosso) do Imperador, mas seu nome é Anfiteatro Flaviano. 


Praça do Coliseu com o colosso de Nero e o Templo de Roma ao fundo













Lá dentro tem uma exposição de maquetes, artigos antiquíssimos, fotografias, pinturas, pedaços de estatuetas, bustos, plantas e desenhos representativos...:






Como boas turistas que somos :D



Das poeiras do Coliseu, onde tantas pessoas foram mortas, presenciamos no silêncio o quanto fomos e somos bárbaros...

--
Entre o Colosseo e a Via Sacra que dá acesso ao Palatino e ao Foro Romano, tem uma piazza com outros monumentos famosos da Roma Antiga: o arco de Constantino e o Templo de Vênus e Roma.
O arco do triunfo foi erigido para comemorar a vitória de Constantino na Batalha da Ponte Mílvio, que está esculpida no monumento. 
O Templo é o mais conhecido da Roma Antiga e foi dedicado às deusas Vênus e Roma, fica localizado na antiga colina de Velia. Media cerca de 35m de altura sem a base e quando começou a construção, Augusto teve que retirar o Colosso de Nero que se localizava na piazza. A célula dedicada à Roma fica voltada para o Tribunal e está bem mais preservada, inclusive com a estátua da deusa. Já a célula voltada para o Colosseu, dedicada à Vênus, está bem depredada restando apenas algumas colunatas paralelas à Via Sacra e uma parte do templo.

Na piazza hoje se encontram muitos vendedores ambulantes, mas ainda é um bonito ponto para as fotografias do conjunto.

Vista do Arco de dentro do Coliseu

Arco de Constantino

Ruínas do Tempo




Para saber mais informações "técnicas" sobre o Colosseoclique aqui !
---
 PS: Minhas fotos são tiradas de uma Nikon P510 e algumas com o Moto X câmera de 10Mp, e a grande maioria não possui filtro nenhum (só em algumas poucas que eu apareço e tento mexer na saturação, mas só). Sou fã de fotografia e gosto de ver os resultados como eles saem da máquina, aproveitando o máximo que ela pode me oferecer!

3 comentários:

Hey! Obrigada por seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...