terça-feira, 22 de julho de 2014

Me organizando - A MALA! Dicas

Falta um tempão ainda pra eu viajar, e inclusive nem o visto eu tirei, mas como eu divido apartamento e muito mais do que simplesmente arrumar a mala, eu preciso esvaziar meu quarto atual e ainda dar um jeito de enfiar tudo que eu tenho numa lavanderia minúscula... Dedicar um tempo maior a isso virou necessidade.
Eu que há tantos meses venho tentando me convencer a desapegar e me livrar das coisas inúteis e fúteis da vida, não podia ter tido oportunidade melhor! 

Assim que voltei de Maceió e entrei no meu quarto, quase quis chorar de tanta bagunça que tinha naquele lugar. Comecei a separação por: 
- Coisas que vão pra Itália;
- Coisas que eu preciso usar nesse último mês, mas que não vão pra Itália;
- Coisas que eu não vou usar nesse último mês e precisam ser encaixotadas; e
- Coisas que eu não quero mais ver na minha frente!

Nessa última categoria foi de tudo: roupa, calçado, brinquedo, livro, eletrodoméstico, móveis, eletrônicos e lixo, claro. As roupas e calçados foi naquele velho pensamento: não uso a quanto tempo? Um ano? Fora. Experimentei e tá apertado, feio, desmangolado? Fora. Mesma coisa com todo o resto, se não serve pra mim, vai servir pra alguém. E depois que eu fiz essa pilha, nem olhei mais pra não bater arrependimento, haha Tentei vender algumas coisas, e o que não deu vai pra doação :D
Aí o que sobrou, encaixotei, coloquei etiquetas e guardei.
Deixei o mínimo pra guardar mais perto da viagem.
E aí, por fim, rever a mala!




Como organizar uma mala para a volta ao mundo?
Vou estar sozinha, não sei se terei que andar muito, subir uma escada/rampa ou qualquer perrengue que aparecer (que só vai aumentar a cada quilo na mala), só sei que o que menos quero é dor de cabeça (e nas costas, e nos pés).
Como só tenho a experiência do Canadá de uma viagem mais longa, resolvi aprender com erros dos outros e não arriscar (porque eu realmente exagero nas minhas malas, mesmo praquelas de finais de semana).

Dica 1: A mala.
Sabe aquelas mais lindas da loja? Aquela Luis Vuitton? Aquela de tecido com estampa que é sua cara? Esqueça, elas não foram criadas pra entrar em aviões. É só você parar um pouco na sua viagem e olhar pra fora do avião, ver eles colocando delicadamente as bagagens no carrinhos e mais delicadamente ainda na esteira. Elas estragam e ficam feias, aceita que dói menos. Opte sempre pelas mais práticas, com repartições inteligentes, com zíper fácil, com quatro rodinhas para maior estabilidade, com alças confortáveis, que seja feita de um material mais rígido para sobreviver a pancadaria, mas também pense que aquelas de plástico, se quebrar, não tem conserto!

Dica 2: A mochila.
É muito mais glamouroso ir de bolsa na viagem, mas vai por mim, não é prático! E tudo que você vai querer no meio da viagem é praticidade e conforto, te garanto! Uma mochila é perfeita: ela tem bolsos de todos os tamanhos, cabe o notebook, documentos, tudo se encaixa e é só jogar nas costas, com o peso distribuído nem sente tanto! E claro, nada te impede de levar uma bolsa dentro da mala, pros passeios mais leves, mais chiques (:
Não esqueça de conferir as dimensões da bagagem de mão da sua companhia pra não correr o risco de não caber no compartimento acima das poltronas.

*Sempre identifique suas bagagens, mesmo a de mão, caso ocorra algum incidente. Não precisa ser nada caro, só as fitinhas de São João do Bonfim já servem. Também coloque uma etiqueta para identificação e cadeado para proteção.
Mas se sua mala for do Mickey, não vai precisar de preocupar tanto, ela por si só já faz o papel de identificação :D

Dica 3: Quilos
Uma viagem internacional é diferente de uma nacional, é preciso estar atento ao limite de bagagens das companhias. A minha é pela Ibéria e estipula duas malas de 32kg e uma mala de mão de até 10kg. É importante também verificar o que pode ou não dentro da bagagem de mão pra não correr o risco de ter que jogar alguma coisa querida fora. Teve uma vez que eu esqueci de colocar minha necessaire de manicure na mala pra despachar e não tinha coragem de jogar tudo fora, aí pedi pro cara do guichê buscar minha mala lá dentro pra eu colocar meu pacote e despachar novamente... Ele foi bem querido, mas não dá pra contar com a sorte sempre né?
Eu decidi sair com uma mala não muito grande e uma mochila nas costas. Assim eu fico mais livre, mais leve, eu posso usar pelo menos uma mão e consigo trazer mais uma mala pra casa na volta! Mais de uma mala ajuda a emagrecer, mas estressa.

Dica 4: Check List
Eu sou muito fã de fazer listas.... Posso confirmar, o check list vai ser seu melhor companheiro da vida! Te ajuda a organizar o pensamento antes da ação, não te deixa esquecer de itens importantes (como pilhas, T's, informações de câmbio, documentos necessários, itens de higiene que sempre ficam pra última hora, transformadores, carregadores, cabos, adaptadores, enfim, você sempre vai saber quais são suas prioridades pra viagem), e te faz notar o que não é importante também!
O melhor número que eu vi é 15. Leve roupas/etc pra 15 dias, não precisa mais que isso e menos eu acho muito radical, e caso precise vão ter lojas e lojas aonde você estiver. A Natália do 360 meridianos fala nos números que ela acha ideal aqui, mesmo concordando na maioria, mudei os meus por teimosia mesmo haha. E depois de fazer o meu, a Karen do La Liberte fez um check list tão lindo e tão completo que não deu pra deixar de fora, dá até pra baixar!

Dica 5: Versatilidade
Pra poder diminuir a quantidade de roupas e calçados na mala, escolha os que permitem mais de uma combinação e também que sejam confortáveis, não vai deixar de fazer algum passeio no meio do caminho porque sua sapatilha ta machucando né.

Dica 6: Espaço na mala
Pequenos objetos podem ser colocados dentro de sapatos ou entre as roupas;
Sacos de embalar a vácuo ajudam a diminuir o volume, mas não o peso, hein!
Organize também suas maquiagens, cabos, roupas íntimas, remédios, etc em necessaires separadas, fica mais fácil de encontrar o que quer, consegue organizar melhor o espaço e também protege o resto caso algum líquido estoure. Se ela tiver ganchinho pra pendurar no banheiro, também facilita a vida;
Faça rolinhos com as peças de roupas deixando as mais pesadas embaixo;
Coloque objetos mais frágeis como perfumes no meio das roupas, nunca perto das laterais;
No dia da viagem use roupas que ocupem mais espaço;
Não esqueça de colocar sacolinhas para roupas sujas;
Coloque uma sobre pele na mala, vai te aquecer também porque retem o calor e te permite retirar algum casaco extra que está levando;

Dica 7: Apanhado de tudo
Fique atenta às vacinas que o país que você vai viajar pede;
Mesma coisa pros documentos na entrada, deixe tudo a mão!
Na bagagem de mão deixe escova de dentes, uma muda de roupa além do que você tiver de mais valor, sentimental ou monetariamente falando, no caso de extravio de bagagens você não fica totalmente na mão;
Se for levar dinheiro, divida e deixe em lugares separados;
Leve remédios para emergências (antitérmicos, antialérgicos, anti-inflamatórios e antibióticos), mas procure estar com alguma receita, caso alguém implique e além de deixar pra trás você tenha que se explicar em outro idioma e sob pressão;
Itens que é bom levar porque corre o risco de ter dificuldade de encontrar e até de ser mais carinho: protetor solar, remédios incluindo anticoncepcional e acetona!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hey! Obrigada por seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...