terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Ilha da Magia

Finalmente, Floripa.
Passamos um final de semana em Florianópolis para ver a Exposição de Gaudí e aproveitamos para estender um pouquinho mais a estadia e conhecer melhor a ilha. Apesar de estar calorzinho, nosso passeio não deu praia, o que foi muito bom para ir atrás das outras atrações!

Uma coisa que é bom ter em mente quando se viaja pra lá é que tudo fica muito longe, talvez os ônibus não atendam onde você queira ir (apesar de eu não tido esse problema), quase não conseguimos Uber e as distâncias nos desencorajaram a pegar Táxi, então é legal já saber o que fazer na ilha e procurar se hospedar próximo (;
Nós ficamos próximos ao Centro Histórico e conseguimos ver tudo que tem desse lado, e que geralmente as pessoas não vão quando é a primeira vez na ilha ou quando se tem pouco tempo. 

Mercado Público e Camelódromo
É a principal atração do centro, e está sempre lotado. Eu adoro conhecer os Mercados Municipais das cidades pela comida local e como eu acho incrível esse tipo de construção, como se diferenciam tanto e marcam o local em que estão inseridos... E esse me surpreendeu por ter a praça de alimentação aberta, totalmente permeável e uma musiquinha rolando, como não querer almoçar ali? Mas chegue cedo, porque todo mundo tem a mesma ideia. O mercado não é tão grande, tem mais comida do que artesanato, mas tem também a Casa da Alfândega que fica do ladinho e cheio artesanato local, e as bugigangas ficam do outro lado, no Camelódromo.



O mercado foi construído em 1898 e só terminou em 1917 e conta com 140 boxes. É onde se encontra o melhor pescado fresco e os bares mais descontraídos!
A casa da alfandega abriga a galeria do artesanato, resgatando o artesanato por meio da comercialização; abriga cerca de 120 artesãos com suas habilidades genuínas, diferentes técnicas e ainda ver como algumas coisas são confeccionadas ali mesmo, na hora. A história de um povo também se conta de forma bordada, trançada, pintada e desenhada, mostra a referência e o registro da sabedoria popular.

Praça XV e figueira
A mais famosa árvore de Floripa é uma figueira centenária e eu, aloca das árvores não podia deixar de ir conhecer, né. Ela nasceu em 1871 e ficava plantada na frente da Igreja Matriz, mas foi transplantada em 1891 para a praça XV e está até hoje, na companhia de outras espécies lindas mais novinhas.



Diz a superstição que se contornar várias vezes a árvore, atrai fortuna e casamento... Não custa tentar, né? :D
O local não é muito bacana não, tem muito morador de rua, uma galera que fica te olhando e eu preferi não arriscar de ficar tirando muita foto dela, ou ficar olhando que nem boba pra cima (como costumo ficar em árvores assim), uma pena...

Mais fotos do centro:


Vista da Baía Norte, perto do centro




Lagoa
É uma região super badalada, com vida noturna animadíssima e diversas atividades ao ar livre como escunas, caiaques, stand up paddle, águas calmas, trilha do Canto da Lagoa que é quase totalmente plana e fácil,que margeia parte da lagoa e trechos da mata atlântica. Tem uma ótima localização por estar no centro da ilha, com muitos de lugares aconchegantes, hostels baratos, food trucks e boa gastronomia.







Foi o lugar que eu mais gostei da ilha, e quando voltar quero me hospedar por ali, vale a pena conhecer, além de ficar quase do lado da Praia da Joaquina e da Praia Mole.




Exposição do Gaudí
Desde que conheci Barcelona, sou alucinada pelo Gaudí, arquiteto espanhol de gosto e técnicas únicas no mundo. Aconteceu um circuito de exposições sobre algumas obras dele no Brasil, com partes em tamanho real, vídeos explicativos da técnica e a revolução da forma, e escolhemos Floripa pra ver, juntar o fato de não conhecer a cidade com a exposição!

 

 


Valeu a pena ter ido, mas achei pequena e sem muito contexto... Seria bacana falar sobre a história das obras e de mais obras importantes, porque tinha coisa que as pessoas passavam batido por nem saber do que se tratava. Foi uma palhinha pra voltar em 2032 pra ver a Catedral pronta :D



Para ver mais sobre Barcelona: meu post antigo aqui!

Mais fotos:








Projeto Tamar
 

Seria meu sonho?? Consegui encaixar uma ida rapidinha no Projeto Tamar, na Barra da Lagoa ao leste da ilha. Ele existe desde 2005 com o intuito de minimizar os efeitos predatórios sobre as Tartarugas Marinhas, além de conscientizar os moradores e visitantes sobre o tema. Se eu não me engano só tem 5 tartarugas permanentes na base, o restante só é mantido até sua recuperação e depois devolvida ao mar, e tem um evento pra isso onde os visitantes podem observar. Nessa base não tem nascimento de tartaruguinhas porque o clima não é propício para isso, é só nas bases do RJ pra cima, e a base principal fica na Bahia!


 



Tem 5 tanques para observação das bichinhas, um espaço para conhecer as espécies, vídeos, um mini museu sobre a anatomia das tartarugas, diversas placas informativas e maquetes, além da visita guiada e com algumas atrações, a gente viu a alimentação delas. 
Como a visita é rapidinha, ainda dá pra curtir a Barra da Lagoa no restante do dia (;




Nós adoramos! ♥

---
 PS: Minhas fotos são tiradas de uma Nikon P510 e algumas com o Moto X câmera de 13Mp, e a grande maioria não possui filtro nenhum. Sou fã de fotografia e gosto de ver os resultados como eles saem da máquina, aproveitando o máximo que ela pode me oferecer! 
PS 2: Agora divido, além dos meus dias, também minha máquina com o Oliver, que tira fotos incríveis e eu não posso deixar a parceria de fora!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...