quarta-feira, 1 de junho de 2016

Amigo, friend, ami, amico, freund... você é?

Quando eu era mais nova não entendia porque minha mãe tinha poucos amigos, mesmo sendo super querida no seu círculo social. Demorei a entender o que é amizade de fato e que o "ser gente boa" não importa tanto quando a via é de mão única, assim como em qualquer relacionamento. Sabemos que quanto mais velhos ficamos, mais difícil é aceitar as manias e cultura diferentes da sua, engolir o orgulho em prol da paz ou lembrar que o importante não é ter razão... 
Olhando desse ângulo, acho que o problema está na faixa dos vinte e poucos anos, quando nos achamos donos do mundo, da razão, do lado certo, e acabamos traçando nosso futuro nessas relações sociais de forma supérflua, quase líquida. 
E muito desafeto poderia ser resolvido ou nem acontecer com apenas uma palavrinha: altruísmo!

Altruísmo s.m. Ausência de egoísmo; atitude que visa melhorar o bem-estar do próximo, não tendo em consideração os seus próprios interesses; amar o próximo sem esperar nada em troca; Filosofia. Comte (1798-1857). Tendência natural do indivíduo que se preocupa com o outro (...)

Altruísmo é todos os dias, é inconsciente, é nas pequenas coisas. Não se deve pedir pra alguém "ser mais altruísta" no meio de uma discussão, durante uma briga, porque ele é um processo contínuo não um ato momentâneo, e tão pouco deve-se cobrado de alguém. É algo que olhamos pra dentro, é um exercício pessoal.

É comum olharmos cobrarmos, julgarmos, fofocarmos do outro, né? Quem nunca fez? Mas... já pensou em fazer isso com você mesmo? Se julgar, se criticar, se cobrar? Se ajudar, eis algumas perguntas que ajudam nessa auto avaliação:
Você pensa em ajudar o outro de maneira espontânea? 
Você é egoísta? 
Você coloca seus problemas em primeiro lugar, ou as vezes único?
Você vive cheio de desculpas pra compensar suas faltas?
Você já deixou alguém que contava com você na mão?
Você dá seu máximo e seu melhor quando possível?
Você costuma reclamar muito?
Você fofoca muito dos seus amigos?
Você é um incentivador de pessoas?
Você é um valorizador de pessoas?
Você passa momentos prazerosos com seus amigos?
Você é de confiança?
Você consegue olhar o todo?
Você se coloca no lugar do outro?
Fazendo isso todo dia, ou mesmo num momento específico, você desce do pedestal que o egoísmo nos coloca e nos faz ver que não somos perfeitos, que é/foi um mau amigo, que pisou na bola. Isso é importante, não é o que o outro acha de você, o que o outro acha que você fez, e sim como você se auto avalia e o que vai fazer com a respeito disso. Às vezes você vai se achar ótimo e perfeito, o que é bom também, mas se houve uma briga/discussão/momento chato e você acha que está com a razão, reflita se vale a pena ou não relevar, pelo bem geral...

... O que não quer dizer relevar sempre. Tenha sempre em mente sua felicidade, sua paz, seu bem estar, o ser humano tende a ficar em relacionamentos viciosos e nocivos quando lhe convém, seja pela quantidade de anos, pelos momentos bons lááá do início... Mas e a qualidade? Está sendo mais ruim que bom? Cai fora! Não precisa odiar a pessoa, mas não se sinta obrigado a estar junto de algo que não te faz bem. Mude, afinal se quiser melhoras na vida, dependa unicamente de você pra isso, tenha em mente as consequências, as pese, e voe! 

Amizade s.f. Afeição, estima, recíproca entre pessoas; apreço; companheirismo; lealdade

Amigo não se compra, amigo não se vende. Amizade se consolida de forma gratuita e desinteressada e depois é cultivada, valorizada e estimada. Às vezes temos que parar para dar atenção e cuidados aos amigos, outras vezes precisamos de tempo pra dar conta das preocupações da vida... Amigo entende tempo e espaço, paciência é fundamental. Segundo o livro "Repensando na vida", o grande amigo pode ir contra seus ideias na sua presença, mas na sua ausência é seu fiel escudeiro, pode "morrer" por você, pode não defender seus erros mas te entende e te apoia, se põe no seu lugar. Lealdade é uma qualidade rara hoje em dia, presente em pessoas extraordinárias... Quem tem um amigo leal tem uma dádiva eterna. 

Você é o amigo leal de alguém?

--
Escrever textos assim, falando de certos nichos delicados da vida, não quer dizer que o autor é superior, mais vivido, entendedor do assunto, ou mesmo que sempre vive/age da forma que escreve. É um momento de reflexão exteriorizada que foi julgada boa de ser compartilhada, e que no meu caso, gostaria muito mesmo de ser vivida todos os dias, sempre buscando o melhor do meu interior, dentro das minhas condicionantes! Um beijo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hey! Obrigada por seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...