sábado, 26 de setembro de 2015

Toscanada - quarto dia: Volterra, San Gimignano e Monteriggioni

Olá minha gente! Tudo bom?
Neste penúltimo dia de Toscanada fomos visitar a região a oeste de Siena: Volterra, San Gimignano e Monteriggioni. As duas primeiras cidades são mais conhecidas por serem bem próximas de Siena e até de Florença (numa viagem bem planejada) e principalmente porque tem transporte até elas, ficando mais fácil a visitação.


Monteriggioni ao contrário, é minúscula (a menor de todas que visitamos) e não tão conhecida, mas é maravilhosa. E para fechar com chave de ouro, conseguimos parar o carro no lugar mais perfeito para assistir um por do sol alaranjado: em um vinhedo. Esse dia foi bem fotogênico e nos empolgamos nas fotos, haha, mas tantas ficaram lindas que eu resolvi postar quase todas...

 

Curioso? Vamos lá:
Volterra

Essa cidade é incrível e nos surpreendeu! Nós a colocamos no nosso roteiro porque estava literalmente no meio do caminho (e porque gostei da ideia de estar na cidade que gravaram algumas cenas da série Twilight - Lua Nova). Só que não é todo dia que você consegue entrar num lugar que conservou sua história etrusca, romana e medieval juntas através da arquitetura, além de termos sido super bem recepcionados por uma senhorinha moradora logo na entrada da cidade (e ganhamos um postal dela) e isso faz toda a diferença pra mim.
Volterra tem 3000 anos e é uma das cidades mais bem conservadas da sua época de origem e hoje é bem conhecida pelas produções em alabastro, um tipo de pedra branca delicada que você encontra em qualquer lojinha que entrar por lá. Se só passear pela cidade é uma delícia, espere para ver a vista dos 531m acima do Val di Cecina. Mais uma vez eu agradeço ao destino por ter colocado esses lugares que nunca pensei em visitar no meu caminho.



A Porta Etrusca faz parte de uma muralha de 7km e foi construída entre os séculos IV e III a.C. e se chama Porta dell'Arco. Esse portal só resistiu a II Guerra Mundial porque a população se uniu e a protegeu com pedras, criando uma proteção contra os nazistas.


O centro da cidade é composto por construções medievais, com fachadas cheias de emblemas e brasões das famílias importantes. Todos esses momentos históricos conseguiram ser conservados graças à cooperação dos habitantes com os povos que os "tomavam". Hoje ela é esse encanto de vistas inesperadas por todas as partes...

Detalhe da catedral








Vista de um dos cartões postais mais famosos da cidade




Panorama da cidade com sua vista incrível









San Gimignano

San Gimignano por sua vez, me decepcionou. Calma, antes que me julguem eu já explico: pra mim (eu não incluo nem o Oliver aqui) essa viagem era relaxamento, calmaria, pouca movimentação e civilização e muita natureza, mas aqui tinha taaaaanta gente e taaaaanto brasileiro que eu não gostei logo que coloquei o pé ali, não consegui ver a essência da vida local, senti como se essa movimentação tomasse conta do minha alma tão de repente que eu queria sair correndo dali, de verdade. Ainda tivemos um encontro com uma família de brasileiros que deixou com um pouco de raiva. No fim acabamos comprando algumas coisas nas lojinhas da rua principal e logo fomos embora... Achei que de todas, era a mais famosa porém com menos conteúdo. 
Mas particularidades à parte, nenhuma outra cidade construiu e conservou tantas torres como esta: totalizou 72 torres na época medieval, hoje existem 14 sendo que pode subir apenas em uma. Foi muito próspera e hoje pela sua localização e facilidade de locomoção é uma das cidades mais procuradas nos roteiros pela Toscana.




Bom, eu acabei nem tirando muitas fotos de lá e só percebi escrevendo esse post, mas eu acho que é válido visitá-la sim e tirar suas próprias conclusões. Minha amiga Thuany escreveu um post falando da cidade sob um ponto de vista totalmente diferente aqui (;

Monteriggioni

Aaaah que lugarzinho amor! A cidade -ou eu diria castelo?- de 42 habitantes vive dentro de uma fortaleza intacta, quase como se fosse coroado: o lugar das 14 torres que Dante cita em Inferno - Divina Comédia, mas que de inferno não tem nada! Como eu falei ali em San Gimignano, eu procurava calmaria na Toscanada e eu encontrei aqui, então sólove  
É possível subir nas muralhas por 2€ e ver tudo que tem na cidade: uma igreja, casinhas e lojinhas, uma praça e alguns restaurantes. Se estiverem pela região do Chianti, não deixem de dar uma passadinha!








1. Oliver numa oliveira :3



Essa é a panorâmica 360° da cidade, clique para aumentar.





Como eu lotei isso aqui de amor fotos, deixei as do meio do caminho, as que eu parei para pegar flores do campo e do nosso por do sol maravilhoso nessa segunda parte, prometo que é rapidinho :D

---
 PS: Minhas fotos são tiradas de uma Nikon P510 e algumas com o Moto X câmera de 10Mp, e a grande maioria não possui filtro nenhum. Sou fã de fotografia e gosto de ver os resultados como eles saem da máquina, aproveitando o máximo que ela pode me oferecer! 
PS 2: Agora divido, além dos meus dias, também minha máquina com o Oliver, que tira fotos incríveis e eu não posso deixar a parceria de fora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hey! Obrigada por seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...