sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Filmes da II Guerra Mundial

Oi pessoal!

Esse post está planejado há muito tempo e é uma dica para quem gosta de história! Quando eu cheguei na Europa, descobri que não sabia absolutamente nada sobre a II Guerra, holocausto e qualquer coisa que tinha acontecido por ali. E tenho muita vergonha disso. Mas aprendi muito visitando lugares, lendo matérias/artigos e também com o Oliver, que me contou muita coisa e me apresentou ao mundo dos filmes antigos e históricos. Juntos assistimos um monte de filmes interessantes, chocantes, uns com finais felizes e outros não, mas todos muito bons e emocionantes.
Pensando em haver mais pessoas que como eu, nunca chegaria a conhecê-los se alguém não me mostrasse, coloco a disposição a nossa lista:

La vita è bella
A história de amor entre o judeu Guido e a professora italiana Dora, gera um menino chamado Josué, e conquistam a simpatia de todos ao redor pela felicidade e forma singular de vida. A família é separada quando pai e filho são levados para o campo de concentração e a mãe se entrega para poder ficarem próximos. Toda essa segunda parte do filme mostra a realidade dos prisioneiros e ao mesmo tempo o olhar criativo e amoroso do pai, que faz de tudo para que o pequeno não sinta o terror do fim que os espera, criando um jogo com determinadas regras, onde o ganhador levaria um tanque de guerra de verdade para casa.
Esse filme foi e é um sucesso, uma história com script conhecido porém com uma visão totalmente diferente, muito emocionante que me tocou profundamente e ainda tiramos como lição que a forma como encaramos a vida é o que realmente importa.


Direção: Roberto Benigni
Ano: 1997
Itália

O menino do pijama listrado
O filme é ótimo, mas eu indico também lerem o livro! Conta a história de dois garotos que não tem ideia do que é o holocausto e o que está acontecendo com suas vidas: Shmuel dentro do campo, Bruno fora e livre, se tornam grandes amigos e companheiros de aventuras até tentarem desvendar o mistério sobre o que acontece dentro da cerca.
É delicado e inocente aos olhos dos meninos, mas perturbador, forte e intenso para nós, que sabemos exatamente a realidade em que estão inseridos. Chorei do início ao fim do filme a dor de uma comunidade inteira, e até hoje guardo algumas imagens de uma cena específica, indico a todos.


Direção: Mark Herman
Ano: 2008
Reino Unido

A lista de Schindler
Oskar Schindler era um homem cheio de contatos e bem relacionado, inclusive com a SS. Ao contratar um contador judeu para sua fábrica pela lucratividade, acabou formando toda equipe de mão de obra composta por judeus, uma forma de livrá-los dos campos de concentração, mas sem deixar transparecer o sentimento por trás desse ato. Sempre comprando membros da Gestapo, enganando com outros propósitos, teoricamente aumentando sua empresa e lucratividade, ele acabou salvando 1100 judeus, colocando sua própria vida em risco.
Em meio as cinzas do Holocausto, surgem algumas pessoas com brilho próprio, que mesmo sendo arianos agiram contra a Gestapo de forma inteligente e conseguiram salvar muitas vidas, Schindler foi um deles, um homem real e memorável.


Direção: Steven Spielberg
Ano: 1993
Estados Unidos da América

*Curiosidade | Outras figuras generosasIrena Sendler, polonesa que salvou 2500 crianças.

O jogo da imitação
Este deve ser mais conhecido de vocês, um dos concorrentes do Oscar 2015. A forma desse filme mostrar a II Guerra Mundial é diferente e a fotografia é excelente: Alan Turing faz parte de uma equipe britânica de gênios para decodificar o Enigma, um código que os alemães usavam para enviar mensagens aos submarinos. A maior parte da história foca na sua vida, cheia de mistérios, recordações, angústias e sofrimento. Houveram muitos problemas para encontrar a maneira correta de decifrar o código e para encontrar uma forma de Turing se relacionar com seus colegas de equipe, pois com os códigos em mãos, a Guerra seria encurtada em 2 anos e milhares de vidas seriam salvas.
É um ótimo filme para mostrar uma história emocionante de um homem genial, cheio de problemas pessoais, no pior momento que já tivemos a nível mundial, e que mesmo assim alcançou os seus feitos.


Diretor: Morten Tyldum
Ano: 2014
Estados Unidos, Reino Unido

O diário de Anne Frank
Esta foi a primeira história que li sobre o Holocausto, quando ainda era criança, e confesso que não gostei muito por ela falar algumas asneiras, ser orgulhosa e petulante mesmo estando naquela situação dramática, resolvi ver o filme e obviamente minha percepção sobre a história mudou. Anne era uma criança judia alemã que passou pela explosão dos Nazistas e por conta disso a família se mudou para Amsterdã, enquanto tentavam sem sucesso emigrar para os Estados Unidos . Quando a Holanda se rendeu à Guerra, os judeus passaram a ser "caçados" ali também, fazendo com que muitas famílias procurassem meios de se esconder. Anne viveu escondida no anexo secreto, um porão, com mais 7 pessoas por dois anos. Infelizmente a família foi descoberta e mandada aos campos de concentração.
Anne ficou conhecida pelo seu diário, que escreveu durante todo tempo do Anexo, coisas que via, ouvia, sentia e vivia sob o olhar de uma criança de 13 a 15 anos, que emocionou inclusive seu pai, único sobrevivente dos Frank, quando o descobriu.


Diretor: George Stevens
Ano: 2009
Estados Unidos da América

Escritores de liberdade 
Assim como o Jogo da Imitação, esse filme da minha lista não é exatamente sobre os terríveis anos, mas é por causa deles que a vida de uma classe inteira muda para sempre. A professora Erin Gruwell é transferida para uma escola em um bairro negro e sofre grande resistência da parte dos alunos por ser branca e também pelo fato de nunca ninguém ter se importado com eles, nem em casa muito menos na escola. Na ânsia que seus alunos mudem de opiniões e de vida, ela oferece a oportunidade deles lerem o Diário de Anne Frank e propõe que eles mesmos façam seus diários, contando seus dramas, seus crimes, seus sentimentos, seus preconceitos. Com isso ela ganha a simpatia da classe e força pra continuar investindo no futuro deles, com viagens, compra de mais livros, visitas inesperadas...
Eu acho super interessante o fato dela usar o Holocausto, algo que parece tão distante de nós, para o dia a dia de adolescentes que vivam o seu próprio Holocausto e sua disposição de fazer a diferença para aqueles 30 jovens, lutando contra o sistema tradicionalista, fazendo jus à sua posição de educadora e formadora de opiniões.


Diretor: Richard LaGravenese
Ano: 2007
Estados Unidos da América.

A dama dourada
Outro filme recente, que usa um outro foco para mostrar problemas decorrentes da II Guerra: a arte. Baseada em fatos reais, a história conta a luta de uma senhora austríaca e judia, sobrevivente, que quer a restituição de um quadro de Gustav Klimt, o famoso e valioso "A Dama Dourada", que retrata a sua tia. O quadro foi roubado da família pelos Nazistas e foi apropriado pelo governo, e ela queria que a obra voltasse a ser da sua família por direito e assim entrou na justiça. É isso que o filme mostra, mesclando as cenas entre os tribunais com as lembranças de sua vida antes e durante a II Guerra e o Holocausto.
Esse filme não agradou aos críticos pelo sentimentalismo e flashbacks, mas eu achei um filme bem interessante, eu gosto de saber a vida real das pessoas e essa é uma outra história de uma família que sofreu o regime nazista, sobreviveram e resolveram contar a história ao mundo, por isso eu indico com certeza!


Direção: Simon Curtis
Ano:2015
Reino Unido, Estados Unidos

Essa não é uma lista dos melhores e mais conhecidos, mas aqueles que conhecemos. Para ver uma lista completa, o Filmow fez uma seleção completa.

Se continuar se interessando pelo assunto, procure documentários de sobreviventes no Youtube, eu indico Sobreviventes do Holocausto (IV partes) | Eva Schloss | Alexander Liberman no Jô Soares | Michel Dymetman

E essas reportagens do Hypeness: Joshua Kaufmann | fotografias dos sobreviventes.

Não deixe de conferir também meu post em Dachau, o primeiro campo de concentração (; BEIJOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hey! Obrigada por seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...