quinta-feira, 7 de maio de 2015

Iceland - Informações técnicas

Essa viagem aconteceu por causa de um sonho: ver a aurora boreal! Eu vi poucas pessoas do CsF indo e sempre que perguntava os custos, já desanimava. Nem alguém pra me acompanhar eu encontrava... Até que consegui convencer o Oliver a ir comigo e depois a Brenda animou ir com a gente. Planejamos toda nossa viagem, escolhemos o país (que eu admito que nem sabia o que era Islândia, infelizmente) detalhamos tudo que encontraríamos na estrada, lemos muitos blogs de como dirigir, sobre o clima, sobre a língua, da possibilidade de ver a aurora,  de custos, de pontos turísticos, tudo absolutamente planejado! Então o esquema decidido foi esse: alugar um carro no aeroporto, sair em direção ao norte, passar 4 dias rodando o país inteiro, no quinto conhecer a capital, Reykjavik, dormindo no carro todas as noites, comprando comida no mercado e utilizando a infraestrutura dos postos de gasolina para necessidades básicas. Loucura né? Sim, e foi a melhor viagem da minha vida!
Quero passar todos os detalhes da viagem, dar muitas dicas e postar muitas fotos (quem me segue lá no instagram @louisy_spak já viu algumas que eu deixei escapar), então vou dividir o post para facilitar a visualização, e espero que consiga passar pelo menos 10% da beleza que a Islândia tem a mostrar, e quem sabe eu não anime algum de vocês a repetir essa aventura por mim, hein? :D

Nesse primeiro post, que é uma introdução, vou explicar as informações mais "técnicas" e minhas dicas para quem quiser se aventurar!


Confira os outros posts:
Iceland - saldo da viagem



Voos:
Saindo de Turim a passagem é bem cara, então pesquisem de quais lugares é mais em conta para fazer uma escala por conta própria (geralmente UK e Noruega). Escolhemos sair de Londres porque tem voos Ryanair Torino-London e ao todo pagamos 252€.

Aeroportos:
Chegamos no Stansted de London e precisamos ir para o Gatwick fazer nossa conexão para a Islândia, mas os aeroportos são bem longes um do outro e o translado direto (visto na hora) saía em torno de 30£, então compramos uma passagem até o centro de Londres (9£ -  eu não me lembro qual empresa) e um EasyBus de 8£ até Gatwick.
* O EasyBus é um ônibus da empresa da EasyJet, low cost, que só é comprado online e precisa obrigatoriamente ser impresso o bilhete. Se comprado com antecedência pode sair até por 4€, minha sugestão é comprar antecipado e já viaje com ele impresso para não precisar pagar 2£ para impressão no aeroporto*
A infraestrutura do Stansted é melhor que a do Gatwick pelo seu porte, muito maior então com muitos mais cafés, lojas, mercado, cadeiras e espaço para dormir. Mas ambos são bons, afinal estamos em Londres né? Haha.
O aeroporto internacional de Reykjavik não fica exatamente na capital, e sim na província. É cerca de 40 minutos de carro da grande cidade. Não tivemos problema com a distância porque alugamos o carro ali mesmo, mas se você não for alugar, verifique com antecedência como chegar na cidade. O aeroporto é pequeno, tem um mercado 24h (com um cachorro quente típico), e poucos lugares para dormir porque NÃO é permitido dormir, um segurança passa acordando todo mundo de madrugada, uma beleza.

Aluguel de carro:
Alugamos o carro com antecedência e saiu em conta: 179€ (para todos os 5 dias). A empresa é a SADcars e eu recomendo! Assim que alugamos online foi feito o débito do valor total, que nos deixou um pouco receosos, mas a empresa é show: nos buscou no aeroporto, o carro já estava prontinho esperando a gente, a sede deles é organizada, com banheiros limpos, café e mapas a disposição. Na entrega, apenas deixamos o tanque cheio, não limpamos nem nada, e aqueles risquinhos de pedrinhas na estrada eles nem conferem. E depois da entrega eles nos levam pro aeroporto de volta.

Gasolina e postos:
Nosso carro fazia uma quilometragem boa, enchemos o tanque 3 vezes apenas. O preço do litro era 214 kr (aproximadamente 1,45€) no posto Olís.
Os postos OB ou N1 só aceitam cartão, mas existe a possibilidade de fazer um cartão deles de 5000 kr para passar nos postos em que não tem a parte da conveniência. Nos que tem, não precisa pedir para usar os banheiros, apenas entre. E geralmente oferecem wifi.
*Mas não tome a água (aqui na Itália nós estamos acostumados a tomar água da torneira, por exemplo) porque ela tem compostos orgânicos (e literalmente fede).
Links úteis: Localização de postos Shell | Preços atualizados da gasolina |

Estrada:
A Islândia só tem uma estrada principal, que é a R1 (ou somente 1) e que dá a volta em todo o país, então não tem como se perder por lá! Mas se quiser entrar em algum lugar mais pra dentro, existem as secundárias, mas cuidado com o tempo, algumas se fecham com nevasca.
As placas de trânsito são diferentes das nossas, então estudem elas __, as de indicações dificilmente estarão em inglês e o islandês é uma língua... complicadinha, preste atenção nos caminhos. A Brendinha viu a Islândia toda pelo google maps, caso a gente ficasse na mão, ela dava uma olhada no roteiro escrito "há tantos metros depois da placa X tem a entrada Y" e foi ótimo, recomendo a dica!
Links úteis: Condições das estradas em tempo real | Dicas para conduzir na Islândia: 123 e 4 |

Roteiros:
Antes de tudo, escolha que tipo de viagem fará: se ficará mais pela região sul, ou vai ver todo o país, por onde vai querer começar, defina tudo antes. Eu li TUDO desses links que eu indico abaixo, pra tentar extrair o melhor do país, visto principalmente por moradores ou por quem tem experiência nesse tipo de viagem, e nosso roteiro ficou sensacional (;
Nosso mapa você tem a disposição aqui!
Links úteis: Não me Provoque | I Love Reykjavik | Foto Viajar | Islândia Brasil | Visit Iceland | Quadrantes

Outros links úteis:
Previsão do tempo | Dicas de viagem bacanas do London, sô | Diário de viagem e fotos incríveis da Cláudia | E um dos mais importantes: aurora forecast (se você for no inverno).

Eu roubei essa foto do Instagram e perdi a fonte, se alguém souber me ajuda aí! Adoro ela!

Agora que todo mundo já sabe tudo o que precisa, prometo que os próximos vão ser menos escrita e mais fotos! Amantes da natureza, preparem o coraçãozinho! Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hey! Obrigada por seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...