quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Verona, a cidade do Romeu & Julieta

A piccolina cidade no norte da Itália, conhecida mundialmente por ser palco da história de amor entre Romeu e Julieta, foi o desfecho chuvoso da minha viagem ao Vêneto.
Foi imortalizada por Shakespeare e há quem diga que a peça tem um fundo de verdade e aconteceu no século XIV, mas independente disso a cidade vale a visita. Chamada também de La Piccola Roma, além de clima de romance, é cheia de construções medievais e romanas.
Para chegar de Veneza, a viagem é curta e barata de trem. Fomos bem cedo, deixamos nossas mochilas num lock e a noite voltamos pra casa. E sim, é possível visitá-la em um dia, tranquilamente. 

Fizemos o roteiro a pé mesmo, vimos tudo, mas em razão da chuva torrencial, não ficamos muito tempo nos pontos turísticos, o que pede uma volta lá, né?


Nosso roteiro foi esse: saímos da estação de trem Porta Nuova e andamos até o Castelvecchio, depois até a Praça Brà onde se encontra a Arena, seguimos até a casa da Julieta e para ir até a ponte Pietra passamos pela Piazza delle Erbe. Ficamos um  tempo próximo a Ponte, aproveitando a vista do Teatro Romano e da coloração das árvores no outono. Como o tempo estava ruim, voltamos pela margem do rio até um jardim próximo à estação ainda cedo.

Castelvecchio

 
 
Originalmente chamado de Castello di San Martino in Aquaro é um monumento militar importante. Sua arquitetura atual é resultado de modificações e restaurações ao longo do tempo, existindo 3 partes: Tribunal do Palácio Scala, Tribunal das Armas e Tribunal de Menagem. O museu conta com mostras de esculturas, pinturas italianas, armas, cerâmicas, jóias.

Piazza Brà

A piazza é o centro de Verona, charmosa com construções coloridas que abrigam restaurantes e lojinhas na parte de baixo, e a Arena Romana ao centro. Lembra o Coliseu, mas está muito mais preservada principalmente no seu interior, tanto que é usada para espetáculos de ópera. A câmara da cidade também se localiza na praça, no Palazzo Barbieri. É um bom lugar na cidade pra sentar e ficar contemplando a vista.

Casa da Julieta

 
 
 Fonte                                     
Localizada na Via Capello, 23, a casa da Julieta não tem praticamente nada com o que eu imaginei -ou vi em "Cartas para Julieta"- mas ok, dá pra entrar no clima. As famílias Montecchi e Capelletti realmente existiram mas não há registros de desentendimentos entre ele. 
Na entrada tem o brasão da família, passando o corredor com milhões de bilhetes com declarações de amor e chicletes colados na parede, chegamos num pequeno pátio com a escultura da Julieta, o balcão do lado direito e uma lojinha à esquerda. No interior da casa há a cama cenográfica em que a bella morreu e outros objetos da  trama
* Passe a mão no peito direito da Julieta e terás sorte no amor! Não vai ser difícil de lembrar porque a coitada está desbotada até.
* A sacada não existiu de verdade nessa casa, foi colocada posteriormente /: #aulasdearquitetura
* Realmente existem as "secretárias da Julieta" Dá uma olhada!

Piazza delle Erbe

 
                                                                                                                    Fonte
Por fim um local agitado da cidade, a praça é ponto comercial e fica localizada no antigo Fórum Romano da cidade. É relativamente grande, mantém os prédios com fachadas alegres ao redor e seu ponto focal é a fonte Madonna Verona (a estátua data o ano 308) com o Palazzo Maffei como plano de fundo. O edifício é do século XVII e no topo se encontram 6 estátuas: Hércules, Júpiter, Vênus, Mercúrio, Apolo e Minerva, além do Leão de S. Marco na fachada que representa o poder de Veneza.

Ponte Pietra

 
 
É a única ponte do período romano que restou, tem 92m de comprimento dividido em 5 arcos sobre o rio Adige. Ela caiu algumas vezes e foi reconstruída e modificada de acordo com os estilos da época, vestindo-a de um misto de épocas e alternância de cores. Dela é possível observar o Teatro Romano do outro lado do rio.

Mais algumas fotos:


 
 
 
 


Beijos!

---
 PS: Minhas fotos são tiradas de uma Nikon P510, uma Canon 1200D e algumas com o Moto X câmera de 10Mp, e a grande maioria não possui filtro nenhum (só em algumas poucas que eu apareço e tento mexer na saturação, mas só). Sou fã de fotografia e gosto de ver os resultados como eles saem da máquina, aproveitando o máximo que ela pode me oferecer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hey! Obrigada por seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...