segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Impostos

Diferente do Brasil, onde o imposto é embutido no preço e não sabemos ao certo quanto estamos pagando para o governo, aqui no Canadá o preço que você vê anunciado está sem os impostos (que erroneamente chamamos de taxas, um falso cognato para a palavra “tax”), ao passar pelo caixa, você observa que o preço a se pagar é maior. Isso acontece porque adiciona-se os impostos sobre o valor do produto.
Os impostos diferem um pouco de província para província, e existe o imposto federal, que pode ser HST (Harmonized Sales Tax) ou GST (Goods and Services Taxes). Em British Columbia, adota-se a GST com alíquota de 5% e a PST (Provincial Sales Taxes) com alíquota de 7%, na maioria das vezes.
Muitos produtos são isentos da PST, ou seja, paga-se apenas a GST, tais como roupas infantis, equipamentos de segurança, serviços de diversos profissionais como manicure, barbeiro, etc.

Mas o que poucos viajantes sabem é que existe a possibilidade de reaver parte dos impostos pagos nas compras de produtos feitas em outros países.
A operação, porém, não é das mais simples e pode demandar alguns bons minutos, que podem virar horas durante as férias de meio do ano, quando é verão no hemisfério norte e os aeroportos ficam lotados. E no Canadá, é permitindo o reembolso em despesas com hospedagem, tambem.




COMO CONSEGUIR:

Primeiro, verifique se a loja trabalha com esse sistema;
Apresente o passaporte na hora da compra e peça o formulário de solicitação de devolução de impostos, muitas lojas tem um valor minimo para esse procedimento;
Todos os formularios e envelopes que receber devem ser guardados para mostrar no aeroporto;
Chegue com antecedencia no dia da sua ida e informe-se bem sobre os procedimentos;
Talvez seja necessário mostrar os bens adquiridos antes de fazer o check-in;
Depois de a documentação ser aprovada e carimbada, vc pode escolher receber o dinheiro no aeroporto (em uma casa de câmbio) ou no cartão de crédito (enviando a papelada pelo correio)

A aliquota a ser devolvida pode variar de país para país de acordo com o tipo de produto. Ha uma calculadora online para isso:
http://www.globalblue.com/customer-services/tax-free-shopping/refund-calculator/

Eu nao me programei e nao pesquisei antes, entao, nao tenho notas fiscais validas para tal procedimento /;
Vale o aprendizado, de verificar TUDO do proximo pais que irei!

Um comentário:

  1. nao entendi a ultima parte ...

    " do proximo pais que irei! "

    eheheheh

    ResponderExcluir

Hey! Obrigada por seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...